O que um Checklist deve conter?
O checklist é uma ferramenta útil para realizar acompanhamento de atividades, desde um procedimento fácil até o mais difícil. Imagine que iremos fazer um bolo e precisamos comprar os ingredientes. Para isso, podemos criar uma lista desses ingredientes para que não esqueçamos de nenhum item: Farinha de trigo, açúcar, margarina, ovos, leite e fermento. Isso nada mais é que um exemplo de checklist.
O primeiro passo para montar um bom checklist é escolher o formato baseado na atividade que você irá fazer. Um checklist pode ser montado de diversas formas: em papel, em word, em excel ou com ajuda de alguma ferramenta online. Escolha o formato que melhor atende as suas necessidades.
Não podemos esquecer de nomear o checklist de forma clara, para identificarmos facilmente do que ele se trata. É indicado colocar a data em que o checklist foi criado e se possui alguma atualização, para evitar o uso de uma versão desatualizada.
Além disso, o checklist deve ser simples, para que todos possam entender, e não deve ser muito extenso, nele deve conter apenas as informações importantes para sua utilização, por exemplo: Se em algum item do checklist for “ligar para o fornecedor”, coloque no checklist o número de contato do fornecedor, assim, o responsável não perderá tempo procurando o número de telefone.
Outra dica é: não coloque tarefas genéricas, como “criar um projeto”. Substitua pelas etapas, por exemplo:
1) Pesquisar layouts;
2) Pesquisar conteúdo;
3) Elaborador o projeto;
4) Revisar o projeto;
5) Avaliar o projeto.
O checklist deve ser considerado como um aliado e serve como um suporte diante da nossa distração e memorização das atividades, evitando erros e garantindo a eficácia e rapidez na execução de uma atividade.
Conheça o software Portal ISO, extremamente poderoso e capaz de controlar todas as atividades e responsabilidades de qualquer tipo de processo. No Módulo Processo Monitorado do Portal ISO é possível definir qualquer checklist. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.