Loading…

Checklist Como fazer um Checklist?

checklist

O checklist é uma ferramenta que possibilita o acompanhamento das tarefas e realização correta de atividades. Com esta ferramenta ,é possível otimizar, aumentar a produtividade, evitar possíveis falhas e organizar as etapas de um processo.

Abaixo temos alguns passos que devemos coletar para que seja possível fazer um checklist:

checklist Definir o que precisa ser verificado

É super importante definir os motivos pelo qual estamos desenvolvendo o checklist e deixar claro o objetivo e a importância da ferramenta.

checklist Definir a frequência de utilização

Devemos definir em quais momentos o checklist deverá ser utilizado. Por exemplo: alguns checklists são criados para utilização durante a realização do processo de venda de um produto ou serviço, outros após concretização do serviço, para conferir se foi tudo realizado corretamente.

checklist Definir e conscientizar quem irá utilizar

Devemos estabelecer quem são os responsáveis por utilizar o checklist e precisamos conscientizar os responsáveis sobre a importância de seguirmos todos os procedimentos definidos no checklist. Isto pode ser feito através de reuniões ou treinamentos.

checklist Definir os itens a serem verificados

Nesta etapa definiremos quais itens serão checados para constatar se um serviço, produto, processo ou atividade foi realizada corretamente, de acordo com as especificações.

checklist Testar a lista

Antes de disponibilizar o checklist, é necessário testarmos para termos certeza de que ele atenderá ao propósito pelo qual foi criado.

Quanto mais o checklist estiver adaptado às necessidades de cada setor da empresa, mais esta ferramenta influenciará positivamente no alcance das metas, pois contribuirá com o aumento da produtividade e automatização dos processos.

 

Checklist Conheça o software Portal ISO, extremamente poderoso e capaz de controlar todas as atividades e responsabilidades de qualquer tipo de processo. No Módulo Processo Monitorado do Portal ISO é possível definir qualquer checklist. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.


Anúncio