Para que serve um Checklist?
Quando fazemos algo que envolve vários processos, podemos nos esquecer de alguma etapa ou nos confundir. Uma boa opção para tentar evitar esse tipo de problema é começar a usar checklists. Se você faz alguma tarefa repetidamente, o checklist pode ser um ótimo aliado, assim, nada importante será esquecido.
Os checklists economizam seu tempo, já que tudo que precisa ser verificado ou realizado estará determinado nele e você não precisará lembrar as etapas do que tem que ser feito. Assim, você executa a atividade com maior rapidez e produtividade. Os checklists também permitem delegar tarefas com confiança e eficácia, pois é possível controlar de forma mais ampla as responsabilidades.
Segue uma lista de utilidades dos checklists:
Realização de atividades nas quais é importante não esquecer nenhuma etapa ou executar tarefas em uma ordem estabelecida;
Realização de inspeções que devem ser registradas;
Exame ou análise da localização dos defeitos;
Verificação das causas dos defeitos;
Verificação e análise de operações;
Coleta de dados para análises futuras.
O uso do checklist traz muitos benefícios para sua empresa, porque possibilita a organização das atividades, minimiza as falhas e esquecimentos, dando mais segurança aos procedimentos. Além disso, o checklist permite o desenvolvimento das atividades de forma mais rápida, aumentando a produtividade.
Conheça o software Portal ISO, extremamente poderoso e capaz de controlar todas as atividades e responsabilidades de qualquer tipo de processo. No Módulo Processo Monitorado do Portal ISO é possível definir qualquer checklist. Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do Processo Monitorado do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.